#AvantiPalmeiras

A Torcida do Palmeiras não é Moda é Raiz - Somos 20 Milhões de Palmeirenses sem Mídia - Quase um Século de Paixão Verdadeira - Campeão Mundial de 1951 - Octa-Campeão Brasileiro - Campeão do Século XX .

sábado

#OGigantePalmeirasVaiDominar Allianz Parque será a campeã em receitas quando estiver pronta

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Esta pesquisa utilizou informações disponíveis pela imprensa, dados divulgados pelas
operadoras dos estádios pela imprensa, pelos sites ou lojas virtuais e dados já levantados
por pesquisas anteriores. Ela foi baseada na quantidade de camarotes disponíveis nestes
estádios, caso fossem todos comercializados, nos contratos de exclusividade já fechados
com clubes em seus estados, com o potencial de shows e eventos regionais. Com isso
chegamos ao total das receitas para o 1º e 2º ano de vida destes estádios. Não entraram
nos cálculos as famosas áreas Vips ou Sky boxes, presentes no estádio do Grêmio,
Internacional, Palmeiras entre outros.
A estrutura dos camarotes de um estádio moderno de futebol, nos dias de hoje podem
definir a diferença entre lucro e prejuízo neste ramo de negócios. E com uma gestão
profissional, os camarotes podem representar até R$52 milhões anuais.


Nova Arena do Grêmio
A nova arena Grêmio conta com 120 camarotes com capacidade de 16 a 40 lugares ao
custo médio de R$134 mil a R$373 mil anuais por unidade. O custo por pessoa no
camarote do grêmio gira em torno R$8.375,00 a R$9.325,00 por ano, sendo o valor médio
mais baixo que levantamos até agora. Isso inclui, além do conforto, a possibilidade de uso
de vagas reservadas. O estádio pode faturar, no mínimo, R$ 24 milhões por ano somente
com camarotes. O estádio conta também com outras áreas privilegiadas, mas elas não
entram em nossos cálculos. Estimamos um mínimo de R$20 milhões anuais com a
realização shows e eventos, se o clube fizer uma boa gestão nesta área. O clube diz ter
recebido propostas de Naming Rights. Em uma análise pessimista, estimamos que o clube
gaúcho poderá comercializar este patrocínio, no mínimo, de R$16 milhões por ano. Com
tudo isso, estimamos uma receita mínima de R$60 milhões de faturamento anual nos dois
primeiros anos após sua construção.


Minas Arena
O Mineirão possui 98 camarotes distribuídos entre 18 a 64 lugares cada. O custo por
pessoa, a preços "promocionais" tem seu valor estipulado entre R$14.850,00 e
R$15.475,00 por ano. O custo do camarote é 75% mais caro que a arena do Grêmio. Isso
significa que a Minas Arena pode faturar, somente com camarotes, quase R$30 milhões
anuais por clube grande que fechar contrato. Em uma visão pessimista, com eventos e
shows, a gestora poderá arrecadar pelo menos R$30 milhões por ano sem depender de
contratos com clubes. Como o Cruzeiro já fechou contrato de exclusividade com a
empresa para mandar todos seus jogos por lá, ela pode projetar um faturamento anual de
R$60 milhões por ano. É importante salientar que esta operadora não divide sua receita
com camarotes. Esse foi o motivo que levou o Atlético-MG a não fechar contrato com a
operadora ainda. O Atlético levou parte dos seus jogos para o estádio Independência. Na
melhor das hipóteses, segundo o próprio clube, ele vai faturar R$10 milhões por ano com
este serviço. Ou seja, mesmo usando um estádio que oferece mais benefícios para o clube,
ele vai faturar apenas 1/5 do valor que o Palmeiras obterá com este serviço em seu novo
estádio. Já o valor em Naming Righs, em uma hipótese pessimista, a empresa poderávender este patrocínio ao custo mínimo de R$10 milhões por ano (seguindo dados da
BDO/CRS), chegando a um faturamento de R$70 milhões anuais, sem contrato de
exclusividade com Atlético-MG.


Arena Castelão
A Arena Castelão Operadora de Estádio está oferecendo 52 camarotes (1.232 lugares) aos
seus clientes. Eles estão divididos entre 16 a 32 lugares. Fazendo uma projeção, usando a
tabela de preços dos camarotes do Mineirão, podemos dizer a operadora poderá faturar
pouco acima de R$18 milhões anuais com este serviço, com cada clube que fechar
contrato de exclusividade. Pelo que levantamos isso ainda não aconteceu. Nossa projeção
será feita como se houvesse ao menos um contrato exclusivo fechado. Com eventos e
shows o estádio poderia estimar uma receita mínima de R$15 a R$20 milhões por ano.
Um estudo feito pela agência BDO/CRS mostra que o estádio pode faturar mais R$3,5
milhões anuais com Naming Rights. Supondo que o estádio consiga pelo menos um
contrato anual com um clube grande de Fortaleza, chegamos a um total mínimo de
receitas de R$36,5 milhões anuais.


Arena Pernambuco
A Arena Pernambuco em Recife terá 102 camarotes (1.530 lugares) variando de 8 a 18
pessoas. Segundo nosso estudo, mantendo um valor de preços semelhante ao cobrado
pelo Mineirão como referência, para cada clube que a arena conseguir fechar
exclusividade, ela poderá faturar, pelo menos, R$23 milhões com cada clube que fechar
contrato de exclusividade. Podemos projetar um faturamento semelhante à arena
Castelão com shows e eventos. Estimamos assim um potencial mínimo de R$15 a R$20
milhões por ano com shows e eventos anualmente nos dois primeiros anos.
Posteriormente, este valor será bem maior. Na modalidade Naming Rights, segundo o
"Jornal do Commercio", a operadora está negociando o patrocínio por R$4,5 milhões anuais,
em um período de 20 anos no mínimo. Com estas informações concluímos um total de
receitas de R$42,5 milhões anuais.


Arena Fonte Nova
A arena Fonte Nova contará com 71 camarotes (1.000 assentos), média de 14 assentos por
camarote. Usando a mesma projeção de valor proposto pela Minas Arena, chegamos ao
máximo de R$15 milhões de faturamento anual por clube que fechar contrato de
exclusividade com a operadora do estádio. Podemos estimar de R$25 a R$30 milhões por
ano com a realização de shows e eventos. Segundo a empresa BDO/CRS/CRS o patrocínio
Naming Rights chega a R$6 milhões por ano. O faturamento total anual mínimo estimado
fica em torno de R$46 milhões de reais.


Novo Maracanã
O novo maracanã terá 110 camarotes para 22 pessoas em média, indicando uma receita
de R$37 milhões por clube que fechar contrato de exclusividade. O potencial de
faturamento com shows e eventos pode chegar, no mínimo, a uma receita de R$40 a R$45  milhões por ano. Soma-se a isso o grande valor em Naming Rights chegando a R$15
milhões por ano, segundo uma pesquisa da agência BDO/CRS. Com isso podemos dizer,
que se o Novo Maracanã fechar pelo menos um contrato de exclusividade com algum
grande clube da cidade, a operadora que administrar o estádio faturará no mínimo R$92
milhões anuais, o que representa o segundo maior estádio em volume de receitas anuais
no Brasil.


 Itaquerão
O Itaquerão não vai surpreender tanto em matéria de faturamento. Segundo os dados que
conseguimos levantar, usando dados publicados pela imprensa e divulgados pelos seus
dirigentes, os preços dos camarotes deste estádio está acima do custo que a Arena do
Grêmio pratica, porém eles são similares às arenas operadas pelos parceiros em outros
estados. São 82 camarotes com capacidade para 12 pessoas em média. A expectativa
divulgada pela imprensa é que o custo deles gire em torno de R$15 mil reais anuais por
pessoa. Isso significa um faturamento máximo de R$14,7 milhões anuais somente com
camarotes. Um faturamento até modesto pelo tamanho do estádio, porém em Naming
Rights o Corinthians vai superar a maioria dos estádios. A Odebrech fechou um pré-
contrato ao valor de R$335 milhões por um prazo de 20 anos. Isso significa um valor de
R$16,7 milhões ao ano para o clube. O clube quer que isso alcance cerca de R$400
milhões, o que está dentro do que o mercado está cobrando para contratos deste porte.
Estimamos um potencial em Naming Rights podendo chegar a quase R$30 milhões anuais.
Se o clube atingir este patamar não será uma surpresa. Com a ótima gestão do seu
departamento de marketing estimamos um potencial muito bom com eventos chegando
ao mínimo de R$30 milhões anuais nos primeiros dois anos de vida. Com isso chegamos a
um total mínimo de receitas estimado em torno de R$61,4 milhões.


Allianz Parque
O novo estádio do Palmeiras vai surpreender muita gente logo que ficar pronta. Isso
porque todo o estádio foi concebido para trazer o máximo de receitas com o menor custo
possível. A arena possui o melhor modelo de negócios do setor e é o estádio que lidera
nosso ranking de futuros líderes em receitas. Acessamos diretamente o site da arena para
levantar o volume de camarotes. Com 153 camarotes (2768 lugares) variando de 12 a 39
lugares, girando em torno de R$15 mil a R$24,7 mil por pessoa o estádio explora o alto
poder aquisitivo da população de São Paulo. O custo médio por pessoa está em torno de
R$19.235,00, o mais alto entre os analisados. Com isso, o estádio é o que apresenta maior
potencial de arrecadação com camarotes, R$53 milhões por ano. Visitando o site de
vendas dos camarotes da arena nota-se que a grande maioria já está reservada, provando
seu imenso potencial. A própria AEG, gestora do estádio planeja iniciar com um volume de
dezenas de shows e eventos. É possível dizer que seguindo nossos padrões, a arena vai
igualar o potencial do Maracanã em arrecadação com eventos, cerca de R$40 a 45 milhões
por ano, nos dois primeiros anos de vida do projeto. Nossa estimativa é que o Naming
Rights da arena alcancem um valor mínimo de R$16 milhões anuais, em uma análise
pessimista. Com isso, o novo estádio do Palmeiras vai líder o ranking em faturamento estádios do Brasil. Nossa estimativa inicial é que eles faturem pelo menos R$109 milhões
anuais.


Arena da Baixada
Tivemos dificuldade em fazer uma estimativa precisa por falta de informações sobre o
valor dos camarotes e do novo projeto. Nossos cálculos incluíram a quantidade de
camarotes que conseguimos levantar que são 76 camarotes de 9 a 16 pessoas, ao custo
médio de R$10.800,00 por pessoa. Isso indica uma possibilidade de receita anual de
R$11,5 milhões de reais. Prevemos um potencial mínimo de R$15 milhões anuais com
eventos e shows. Segundo a agência BDO/CRS o potencial com patrocínio Naming Rights
está em torno de R$4,5 milhões anuais. Com isso chegamos a uma receita anual mínima
estimada em R$31 milhões de reais.


Arena Beira Rio
Também tivemos muita dificuldade em encontrar dados precisos do número de
camarotes. Até no site do clube existe um erro ao informar 121 camarotes. Segundo
levantamos o correto parece ser 70 camarotes. Como não conseguimos levantar a
capacidade de cada unidade estimamos uma média de 16 pessoas em cada. Utilizando o
preço médio por pessoa cobrado no estádio do Grêmio calculamos um custo médio por
pessoa de R$8.850,00. Os Sky boxes não entram no cálculo por serem outra modalidade.
Assim concluímos um faturamento anual de R$9,9 milhões com camarotes. Prevento o
mesmo potencial com shows e eventos do estádio do Grêmio estimamos em R$20 milhões
anuais nos dois primeiros anos. A agência BDO/CRS estimou em R$4,5 milhões anuais com
Naming Rights. Usando estas informações estimamos uma receita anual de R$34,4
milhões. Entramos em contato com a empresa responsável pelo projeto de arquitetura do
estádio para levantar a capacidade real de cada camarote. Quando recebermos a
informação correta atualizaremos este relatório.


Conclusão
As novas arenas precisam apenas de um contrato de exclusividade com um clube grande
em seu estado para obterem um alto volume de receitas. Aos clubes parceiros resta
apenas faturar com a venda de ingressos e, em alguns casos, com parte da receita obtida
com estacionamento. A tabela a seguir não inclui receita com locação de lojas,
restaurantes, estacionamento, ingressos de jogos, lugares vip ou planos sócio-torcedor.
Fica evidenciado que em uma arena moderna, com um clube com grande volume de
torcedores, ela vai faturar mais se tiver uma boa quantidade de camarotes à disposição do
público. A Arena Palestra como citamos, foi projetada para trazer grande volume de
receitas visando justamente o que tem trazido mais faturamento para os clubes europeus:
os eventos. Pela sua excelente localização, acesso fácil ao metrô o estádio foi planejado
para explorar ao máximo este tipo de negócio. Com isso estamos supondo que o Palmeiras
vai trazer muitos shows, tirando inclusive alguns eventos do estádio do São Paulo ou
Corinthians. Este volume de receitas é apenas uma prévia inicial. A estimativa é que o
faturamento com eventos cresça absurdamente ao longo dos anos, com a
profissionalização do setor.


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Os clubes que hoje tem ou estão construindo suas arenas próprias podem, dependendo do
projeto, do local e do tamanho da torcida, aumentar no mínimo entre R$50 a R$109
milhões seu faturamento anual neste ramo de negócios. O São Paulo já fatura hoje R$60
milhões anuais com o Morumbi anualmente, mas provavelmente perderá alguns eventos
para o estádio do Palmeiras ou Corinthians que hoje tem acesso mais fácil ao metrô.
Na Europa, os camarotes são apenas um dos ingredientes desta receita de sucesso. Como
comprovada através da matéria da Revista Exame, Os estádios europeus com maior
receita (Out/2012), os vinte estádios europeus que mais faturam, os jogos de futebol,
representam apenas 25% da receita operacional dos estádios. Na Europa o Real Madrid já
fatura mais de R$1,1 bilhão com seu estádio, segundo dados da UEFA. Isso significa que
estes estádios da Europa estão faturamento quatro vezes mais com shows e eventos do
que em jogos de futebol. E isso provavelmente vai se repetir aqui no Brasil. Por isso nossas
estimativas foram feitas apenas para os dois primeiros anos de vida. A receita de sucesso
tem que estar aliada, além da gestão de um clube com grande torcida, ao patrocínio Naming Rights, à tecnologias de fidelização de público e a uma gestão profissional de
eventos para que a fórmula funcione perfeitamente.
Isso mostra que se outro grande clube quiser fazer parte do seleto grupo de gigantes do
futebol em faturamento neste segmento de estádios, como Palmeiras, Grêmio,
Corinthians e Internacional, por exemplo, estes deverão construir suas próprias arenas. É o
caso do Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Bahia, Vitória e Sport de Recife, que
possuem, segundo nossas estimativas, grande potencial para construção de arenas
próprias. Caso contrário, ou terão que dividir suas receitas com as operadoras das arenas
atuais, ou terão que buscar outras fontes de rendas para igualar os líderes apresentados
aqui. Segundo esta o que levantamos, Cruzeiro e Náutico já fecharam seus contratos de
exclusividade com os operadores em seus estados, por isso não os incluímos nesta lista.


                                        Projeto Da Arena Palmeirense Já Terminada >

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Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens, bacana esta materia.

Orgulho sim, de ser PALMEIRENSE